A ideia

O SUMO é uma plataforma de suporte on-line e nem sempre os contribuidores estão próximos geograficamente para se reunirem e realizar um hackathon. Por conta disso, o MozPizza teve como objetivo promover uma maior união entre os contribuidores do time, aliando o trabalho voluntário a um evento social como uma boa pizza entre amigos.

Logotipo do MozPizza Hackathon 2016
MozPizza Hackathon 2016

Objetivos

Os objetivos foram ambiciosos: 100% de tudo!

  • 100% das perguntas no fórum de suporte sobre o Firefox respondidas.
  • 100% das perguntas no fórum de suporte sobre o Thunderbird respondidas.
  • 100% das perguntas no Sprinklr respondidas.
  • 100% das perguntas/comentários no exército dos incríveis respondidas.

Além disso, o objetivo também era fortalecer o sentimento de equipe e manter o ambiente saudável e produtivo.

O Hackathon

O hackathon teve início às 22:00 horas do dia 23 de setembro de 2016 por meio da plataforma Vidyo na qual os participantes puderam interagir durante toda a maratona que se encerrou às 2:50 da madrugada do dia 24 de setembro de 2016. O pedido da pizza foi feito individualmente, ou seja, cada participante teve a liberdade de pedir a pizza no tempo que achava adequado.

Fórum de Suporte

Nas semanas que antecederam a maratona foi realizado um levantamento das questões abertas no fórum de suporte para serem discutidas durante o evento e consequentemente formular suas respectivas respostas.

Base de Conhecimento

Na base de conhecimento os participantes intercalaram as atividades de tradução e revisão, de modo que o mesmo artigo fosse verificado por mais de uma pessoa garantindo uma maior qualidade na localizações dos artigos.

Exército dos Incríveis (Social Support)

Os participantes optaram por utilizar a plataforma Sprinklr para responder as dúvidas e comentários dos usuários nas redes sociais Twitter e Facebook. Na semana anterior a maratona foi realizado um mini treinamento sobre a plataforma e solicitado os devidos acessos.

Imagem dos voluntários
Créditos: Thiago Policena

Conclusão

Ao final da maratona, foi possível completar todas as metas. Atingindo 100% em todos os aspectos do universo SUMO. Além disso, foi alcançado uma meta ainda mais importante: a união do time como grupo de amigos dedicados a missão Mozilla.

Esse evento pode ser realizado por todas as pessoas interessadas em promover uma confraternização com seus times visando alcançar algum objetivo concreto e impactante. É recomendado adaptar a comida que será disponibilizada à cultura local.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos que direta ou indiretamente colaboraram para que essa ideia inovadora saísse do papel: Airton Zanon, Christos Bacharakis, Cynthia Pereira, Fabio Beneditto, Francisco Picolini, Geraldo Barros, Jaime Maretoli, Jhonatas Rodrigues, João Paulo Polles, Luiz Henrique Grigio de Oliveira, Madalina Ana, Michal Dziewoński, Rachel McGuigan, Rogério Fernandes Pereira, Samuel Santos, Thiago Policena, Zilmar de Souza Junior e Wolfgang Marcos.